Você não tem permissão para ver essa notícia

A evolução da Governança Corporativa no Brasil em foco

Especialistas se reuniram para o lançamento da 16ª edição do estudo A Governança Corporativa e o Mercado de Capitais.

imagem de uma sala toda branca com uma porta azul no centro

13 de janeiro de 2022


A 78ª Mesa de Debates do ACI Institute e Board Leadership Center Brasil aconteceu virtualmente, no dia 9 de dezembro, e contou com a presença de profissionais com cargos em Conselhos de Administração, Conselhos Fiscais, Comitês de Auditoria, diretores executivos e outros líderes de grandes empresas do país.

Os participantes se reuniram para o lançamento da 16ª edição do estudo “A Governança Corporativa e o Mercado de Capitais”, a apresentação dos resultados do “KPMG CEO Outlook 2021” e um painel sobre a Governança Corporativa no setor da educação.

Confira os destaques:

As perspectivas dos CEOs para os próximos anos

Charles Krieck, presidente da KPMG no Brasil e na América do Sul, abriu o evento compartilhando as perspectivas de CEOs para o futuro e uma reflexão das transformações provocadas pela pandemia. “Entre as principais preocupações e tendências, quatro temas se destacam: o retorno ao chamado novo normal, a transformação digital acelerada, a preocupação com questões ESG e os desafios da gestão de capital humano e de talentos”, destacou.

Segundo ele, esses assuntos devem ser considerados parte fundamental da estratégia de negócios e é essencial que líderes executivos, membros de Conselhos e de Comitês abordem essas questões sob uma perspectiva integrada.

A Governança Corporativa no setor de educação

Durante o painel “A Governança Corporativa no setor de educação e os desafios do retorno às atividades presenciais”, Mônica Orcioli, CEO da Ânima Educação e Reitora das Universidades São Judas e Anhembi Morumbi, destacou a personalização da experiência de ensino e aprendizado como o principal desafio para o setor da educação nos próximos anos.

O cenário da Governança Corporativa no Brasil

O webinar prosseguiu com a apresentação de Sidney Ito, CEO do ACI Institute e do Board Leadership Center Brasil e Sócio em Riscos e Governança Corporativa da KPMG no Brasil, sobre a 16ª edição do estudo “A Governança Corporativa e o Mercado de Capitais”.

Entre os destaques da edição deste ano está o crescimento da porcentagem de conselheiros independentes nos Conselhos de Administração (CA), sendo a maior registrada desde que o material começou a ser publicado: 39%, em comparação com 20% em 2011, quando o dado começou a ser coletado. As informações têm como base a análise dos formulários de referência de 280 empresas abertas brasileiras.

Ito abordou a evolução das práticas de governança das empresas abertas brasileiras e as perspectivas sobre os assuntos prioritários para as agendas corporativas em 2022. “Tal como em 2021, temas estratégicos relacionados a disrupção tecnológica, capital humano, ESG e segurança da informação, assim como questões econômicas e de mercado e seus efeitos no crescimento, lucratividade e modelo de negócios das empresas serão prioridades na agenda do Conselho de Administração em 2022”, explicou.

Veja trechos desse debate nos vídeos a seguir:

Confira os materiais divulgados no evento:
A Governança Corporativa e o Mercado de Capitais – 16ª edição
KPMG 2021 CEO Outlook: Brasil
Protegendo a nova realidade dos negócios por meio do pragmatismo na segurança cibernética
Como auditores internos estão se adaptando ao perfis de risco em transformação
Retratos de Família – 4ª edição
Gerenciamento de Riscos – 6ª edição

()