Você não tem permissão para ver essa notícia

O futuro da indústria automotiva

Pesquisa da KPMG destaca o cenário de disrupção previsto pelos líderes globais do setor.

carro atravessando uma ponte

13 de dezembro de 2021


Cada componente da indústria automotiva – do desenvolvimento de produtos, passando pela fabricação até a distribuição – está destinado a vivenciar uma profunda transformação a partir do encontro do setor com as novas tecnologias. Essa é uma das principais conclusões do estudo KPMG 2021 Global Automotive Executive Survey (GAES 2021).

A partir de um levantamento com mais de mil executivos globais, de 31 países, a pesquisa traçou o cenário de disrupção do setor, com destaque para a emergência dos veículos elétricos e para a profunda transformação que a digitalização tem levado ao relacionamento entre as montadoras e seus clientes, e também com os fornecedores.

Dentre os insights levantados junto aos executivos, têm destaque:

  • Lidando com as incertezas – Há muitas questões estratégicas a serem respondidas. Com que rapidez os veículos elétricos serão adotados? Quando os veículos autônomos estarão por toda parte? Os consumidores estarão dispostos a adotar o carro por assinatura?
     
  • Nada poderá ser feito sozinho – Para ter sucesso, as empresas precisarão desenvolver habilidades fora de suas competências atuais, com foco nas novas tecnologias. Algumas dessas capacidades podem ser desenvolvidas organicamente, mas outras precisarão ser obtidas por meio de alianças, empreendimentos conjuntos e aquisições.
     
  • O consumidor no centro – Com a digitalização, montadoras terão a oportunidade de construir relacionamentos com o cliente que sejam profundos, duradouros e mutuamente benéficos. Nesse cenário, o sucesso dependerá da construção de uma robusta experiência do cliente.
     
  • Eficiência, acima de tudo – A indústria automotiva está evoluindo rapidamente e, a cada ano, essas transformações ganham maior velocidade. Isso significa que quem se preparar para tomar as melhores decisões num curto espaço de tempo terá vantagem sobre os concorrentes.

Quer saber mais? Acesse o estudo completo aqui!

()