Você não tem permissão para ver essa notícia

A retomada do varejo

Pesquisa "KPMG 2021 CEO Outlook: Consumo e Varejo" revela otimismo dos varejistas no pós-pandemia.

mulher olhando para um tablet

01 de dezembro de 2021


A vacina contra a covid-19 traz, cada vez mais, esperança para a sociedade. Por isso, com a vacinação em massa e a diminuição dos casos, grandes expectativas estão surgindo ao redor de um tema: a retomada da economia.

No setor do varejo, essa questão sobre grandes expectativas não é diferente. Para conhecer as perspectivas da área para o assunto, a KPMG conversou com 187 CEOs de organizações do setor varejista, entre os meses de junho e julho deste ano.

A pesquisa contou com depoimentos de executivos brasileiros, sul-americanos (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela) e participantes do grupo “Core Countries” (composto por Alemanha, Austrália, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Japão e Reino Unido).

Com isso, foi possível observar algumas tendências nacionais e mundiais para o cenário de recuperação pós-pandemia. As três principais foram:

  • As aquisições e as parcerias são a aposta de diversas lideranças para alavancar o crescimento econômico. As joint ventures também são importantes para o setor no Brasil.
  • Existe um foco no pilar social de ESG. Ponto que, para grande parte dos líderes brasileiros, é resultante das transformações provocadas pela pandemia.
  • No Brasil, a transformação digital está na pauta do setor de varejo.

Esses e outros insights foram compilados no estudo “KPMG 2021 CEO Outlook: Consumo e Varejo”. Clique aqui e acesse-o na íntegra.

()