Você não tem permissão para ver essa notícia

Advisory

Os impactos da COP 26 nas empresas brasileiras

No KPMG Live, especialistas debateram como os acordos selados na Conferência do Clima devem pautar diferentes setores do mercado.

26 de novembro de 2021
nelmara, franceli, sebastian e jean

“Não há setor e não há profissão que não será influenciado por esse momento. A COP 26 é um marco. Todos nós vamos ter que aprender, reaprender e nos adaptar a uma nova realidade para construir o futuro.”

Foi com essas palavras que Nelmara Arbex, sócia-líder de ESG, concluiu a sua participação no KPMG Live da última quinta, dia 25 de novembro, que também contou com a presença de Sebastian Soares, sócio-líder de Governança Corporativa da KPMG no Brasil, para discutir os impactos da COP 26 no mercado brasileiro.

Encerrada no último dia 12 de novembro, a Conferência do Clima da ONU selou um acordo em prol da descarbonização do planeta e reafirmou o compromisso global para zerar o desmatamento até 2030. Essas e outras metas devem impactar diretamente as empresas brasileiras, com destaque para os players envolvidos na cadeia do agronegócio e para os setores de energia e mobilidade, dentre outros.

À luz desse cenário, Sebastian pontuou a necessidade de um lastro estratégico que acompanhe o compromisso das empresas com a agenda ESG. Segundo ele, é preciso aliar a comunicação responsável com o planejamento e a criação de indicadores que sejam capazes de demonstrar para o mercado a eficiência dessa agenda.

“A governança é vital nesse processo. É ela que vai fazer a amarração, do ponto de vista de processos, de controle, de programas, porque, na governança, estão sentados aqueles que têm o poder de decisão, de investimentos, de formação de comitês, etc. A governança, para mim, é um pilar vital do sucesso das empresas”, destacou.

Quer saber mais? Assista à edição completa deste KPMG Live, que contou com apresentação de Franceli Jodas, sócia-líder de Power & Utilities da KPMG no Brasil, e Jean Paraskevopoulos, sócio-lider de Clients & Markets da KPMG no Brasil e na América do Sul

()

Este site utiliza cookies para proporcionar a funcionalidade necessária e aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar pelo site, você concorda com a utilização de cookies conforme descrito na declaração de privacidade on-line da KPMG. Você tem o direito de acessar seus dados pessoais para que sejam modificados, corrigidos ou excluídos. Para isso, você deve entrar em contato com privacidade@kpmg.com.br.