Você não tem permissão para ver essa notícia

KPMG Live

Cultura e diversidade nas empresas

Saiba como foi o programa KPMG Live número 49.

13 de setembro de 2021
franceli, renata, patrícia e lucas - tres mulheres brancas e um homem negro

“Cultura é o que acontece, cultura é o que as pessoas acreditam, é a vida como ela é. Gosto de pensar que a cultura como estratégia é como se fosse uma semente. A execução é o processo de regar, cuidar da planta e proteger, mas a cultura, ela é o solo. É onde você coloca a semente. Se você tiver um solo rico, a planta vai nascer bonita. Se você não tiver um solo disposto a cooperar, vai ser muito difícil ter uma planta bacana.” Com essas palavras, Patrícia Molino, sócia de Cultura e líder do Comitê de Inclusão, Diversidade e Equidade (CIDE) da KPMG no Brasil e na América do Sul, abriu a discussão no último KPMG Live.

O programa de entrevistas da KPMG que foi ao ar no dia 9 de setembro trouxe como tema cultura organizacional e diversidade. E para a convidada Renata Correa, diretora-executiva de Gente e Performance da Aliansce Sonae, cultura é a forma de fazer as coisas, e cada empresa tem a sua.

Ela compartilhou um pouco do processo de fusão que sua empresa vivenciou há alguns anos. Um dos primeiros passos foi desenvolver uma pesquisa de mapeamento cultural com todos os colaboradores, que foi a base para direcionar a jornada da organização.

“No último ano de pandemia observamos, após a fusão, que na diversidade nos unimos muito, por ter humildade de aprender com as diferenças culturais e uns com os outros, e por outro lado, nós nos cuidamos muito”, destacou Renata.

Patrícia complementou explicando que engajar a liderança para a inclusão é uma forma de transformar a cultura e ampliar a diversidade com ganho exponencial.

O programa foi apresentado pela Franceli Jodas, sócia-líder de Power & Utilities, na companhia excepcional de Lucas Arruda, sócio-diretor de Auditoria, que também comentaram as iniciativas do Comitê de Inclusão, Diversidade e Equidade da KPMG.

Assista ao programa na íntegra:

()

Este site utiliza cookies para proporcionar a funcionalidade necessária e aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar pelo site, você concorda com a utilização de cookies conforme descrito na declaração de privacidade on-line da KPMG. Você tem o direito de acessar seus dados pessoais para que sejam modificados, corrigidos ou excluídos. Para isso, você deve entrar em contato com privacidade@kpmg.com.br.