Você não tem permissão para ver essa notícia

KPMG Live

Reforma tributária do Imposto de Renda

Saiba como foi o debate sobre o tema no último KPMG Live.

31 de agosto de 2021
Fabio, Franceli, Marcos, Jean

“É inegável que o país precisa de uma reforma tributária, mas a forma como o projeto foi apresentado levantou pontos para diversos setores da economia”, comentou o sócio-líder de Tax da KPMG no Brasil, Marcus Vinícius Gonçalves, sobre o projeto de reforma tributária do Imposto de Renda (PL 2.337), no último KPMG Live.

No programa de entrevistas, que aconteceu no dia 26 de agosto, o sócio explicou que o projeto está em trâmite na Câmara dos Deputados já sofreu algumas alterações importantes e segue em negociação por representantes do governo e da sociedade.

“Os principais objetivos da proposta são modernizar a legislação, alinhar a legislação regional às práticas estrangeiras, regularizar eventuais distorções na tributação da pessoa física e estimular o investimento produtivo”, destacou o sócio de Corporate Tax da KPMG no Brasil, Fabio Maranesi, que também participou do programa ao vivo.

Segundo Fabio, existem algumas medidas no projeto determinantes para atingir os objetivos, como a tributação da distribuição de dividendos e lucros, a diminuição da alíquota do Imposto de Renda corporativo, extinção dos juros de capital próprio e a atualização da tabela progressiva do Imposto de Renda.

Durante o encontro, os especialistas elencaram três principais impactos da reforma: a própria atualização da tabela progressiva do Imposto de Renda; o desconto simplificado, com o qual o governo teria a possibilidade de oferecer serviços para a população, permitindo que a pessoa física reduza os valores correspondentes aos gastos; e a atualização dos imóveis.

O setor farmacêutico poderá ser muito impactado pela reforma, além das pessoas físicas, profissionais liberais, as instituições financeiras, por exemplo.

No vídeo a seguir, confira o KPMG Live na íntegra, com apresentação de Jean Paraskevopoulos, sócio-líder de Clients & Markets, e Franceli Jodas, sócia-líder de Power & Utilities.



Confira mais informações sobre o tema em:
Tax News: 2ª Fase da Reforma Tributária

Ouça também:
Os Impactos da reforma tributária na indústria farmacêutica

()

Este site utiliza cookies para proporcionar a funcionalidade necessária e aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar pelo site, você concorda com a utilização de cookies conforme descrito na declaração de privacidade on-line da KPMG. Você tem o direito de acessar seus dados pessoais para que sejam modificados, corrigidos ou excluídos. Para isso, você deve entrar em contato com privacidade@kpmg.com.br.