Gestão estratégica e riscos no setor de energia
Pesquisa aponta importância de planejamento estratégico no setor e riscos no futuro.
Gestão estratégica e riscos no setor de energia
Pesquisa aponta importância de planejamento estratégico no setor e riscos no futuro.
25 de agosto de 2021
Com os aspectos ESG em pauta, os riscos climáticos estão cada vez mais presentes nas agendas das lideranças. Para o setor de energia não é diferente, a discussão se faz ainda mais urgente quando se pensa em definir estratégias para consumo sustentável no longo prazo.
Com o objetivo de apoiar as lideranças das empresas do setor no planejamento dessas estratégias, a KPMG, em parceria com o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), elaborou o estudo An enhanced assessment of risks impacting the energy system (Uma avaliação aprimorada dos riscos que afetam o sistema de energia).
A pesquisa revela que o setor de energia enfrenta diversos desafios e riscos com a mudança do cenário ESG e com a evolução dos modelos de negócio. Fazer a transição de sistemas de produção e consumo de energia fundamentada em fósseis para fontes renováveis torna-se essencial, assim como estruturar a otimização do desempenho do sistema e coordenar as respostas aos riscos.
Em “Uma avaliação aprimorada dos riscos que afetam o sistema de energia”, também é destacado que, após a transição dos sistemas de produção e consumo, os players do setor necessitam mostrar como a operação seguirá eficaz, em paralelo à segurança do fornecimento, à redução das emissões de carbono e à acessibilidade econômica.
Para conferir o estudo completo, clique aqui.