Você não tem permissão para ver essa notícia

Advisory

Maturidade do compliance está em evolução

Estudo da KPMG mostra que Compliance ganha destaque na agenda dos Executivos e Conselheiros.

20 de agosto de 2021
menina com óculos de realidade virtual

Gestão de terceiros e contratos (92%) e fraude, combate à corrupção e lavagem de dinheiro (90%) lideram as principais preocupações dos executivos sêniores. É o que revela a 5a Pesquisa Maturidade do Compliance no Brasil, realizada pela KPMG no segundo semestre de 2021. Foram ouvidos líderes de 55 empresas brasileiras de variados portes e setores, que responderam sobre riscos de compliance, tecnologia e uso de dados e gerenciamento de deficiências.

Em terceiro lugar na lista de preocupações, com 85%, vêm aspectos de segurança do trabalho, assuntos previdenciários e tributos. Identificar, avaliar e monitorar os aspectos de compliance e regulatório ainda é um dos maiores desafios (85%), mas o percentual das empresas que afirmaram ter um inventário regulatório estabelecido e monitorado subiu de 55% para 60%. Nesta 5ª edição, 49% afirmaram não ter um processo eficiente de due diligence para terceiros – na mostra anterior o índice foi 52%.

A pesquisa indica, ainda, que a cultura de compliance parece se consolidar. Sessenta e quatro por cento das empresas informaram que a função de compliance é predominantemente executada pela área de Compliance e 75% afirmaram que os executivos sêniores reforçam periodicamente que a governança e a cultura são essenciais para o sucesso da estratégia da empresa.

Outro insight interessante é a maior consciência, no Brasil e no mundo, da função social das empresas, em que há uma renovada noção de responsabilidade e propósito. Além de questão de sobrevivência, a adequação aos pilares ESG – que têm tudo a ver com compliance – é essencial na medida em que os investidores cada vez mais atentarão para as questões socioambientais.

Leia a íntegra da 5a Pesquisa Maturidade do Compliance no Brasil, acessando aqui.

()

Este site utiliza cookies para proporcionar a funcionalidade necessária e aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar pelo site, você concorda com a utilização de cookies conforme descrito na declaração de privacidade on-line da KPMG. Você tem o direito de acessar seus dados pessoais para que sejam modificados, corrigidos ou excluídos. Para isso, você deve entrar em contato com privacidade@kpmg.com.br.