Você não tem permissão para ver essa notícia

Serviços Financeiros

Otimização de custos é prioridade

Executivos de grandes bancos demonstram aceleração nos esforços para reduzir custos.

6 de julho de 2021
imagem abstrata de linhas geométricas que formam uma malha de linhas

No topo da agenda da maioria dos bancos, a otimização de custos ganhou maior relevância e urgência como consequência da pandemia de Covid-19, que, entre outras questões, trouxe perda de receita. Para entender quais as prioridades nesse novo cenário, a KPMG International ouviu mais de 200 executivos de algumas das maiores instituições financeiras do mundo.

O relatório da pesquisa sobre Novos imperativos de custo no setor bancário mostra que mais de 80% dos executivos estão redirecionando e acelerando seus esforços de otimização de custos. O estudo indica que o ambiente atual exige que a maioria dos bancos globalmente reinvente seus modelos operacionais, para contar com uma estrutura de custos mais sustentável.

Transformação digital

A análise da pesquisa aponta que, no ambiente atual, os bancos precisarão reduzir sua relação custo/lucro em 10% ou mais. De acordo com o estudo, é necessário aproveitar a agilidade, a resiliência e a transformação digital que mobilizaram as instituições em suas respostas iniciais à pandemia. Mais da metade dos executivos (59%) afirmou que a digitalização é o fator mais importante.

Vista como um processo contínuo, a otimização de custos é considerada, por definição, uma jornada difícil, uma vez que, à medida que os bancos crescem, é mais fácil adicionar novos gastos do que eliminar os existentes. Um foco importante nessa estratégia de redução é o impacto gerado no cliente. A recomendação é agilizar os processos existentes.

Na pesquisa, os executivos relacionam os fatores essenciais para obter maior eficiência em suas instituições. O primeiro deles, segundo 91% dos participantes, é o comprometimento da liderança. Em seguida, vem a cultura, como forma de apoiar os objetivos de otimizar os custos.

Clique aqui para acessar o relatório completo da pesquisa.

()

Este site utiliza cookies para proporcionar a funcionalidade necessária e aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar pelo site, você concorda com a utilização de cookies conforme descrito na declaração de privacidade on-line da KPMG. Você tem o direito de acessar seus dados pessoais para que sejam modificados, corrigidos ou excluídos. Para isso, você deve entrar em contato com privacidade@kpmg.com.br.