Você não tem permissão para ver essa notícia

Serviços Financeiros

Implementação do Fundamental Review of the Trading Book no Brasil

Publicação da KPMG apresenta as principais mudanças na gestão de risco das instituições financeiras.

29 de junho de 2021
ilustração do mapa do brasil com linhas geométricas sobre ele

A crise no sistema financeiro ocorrida em 2008, destacou a fragilidade do ambiente econômico diante dos riscos financeiros. Como consequência, o Comitê de Basileia apresentou um novo conjunto de regras elaboradas abordando o assunto e que irá impactar de várias formas as instituições financeiras, que terão prazos limitados para implantar ferramentas mais robustas destinadas a mitigar riscos de mercado.

Este tema é abordado na publicação Implementação do Fundamental Review of the Trading Book no Brasil, lançada pela KPMG. Lá estão as novas regras resumidas em cinco tópicos: reporting (novos requerimentos, monitoramento diário, análises específicas); estrutura das mesas de negociação e aprovação; abordagem de modelos internos; abordagem padronizada, que inclui novos métodos para cálculo de capital; e novas fronteiras entre as carteiras de negociação e bancária.

O Banco Central do Brasil vem debatendo o tema com o mercado e existe a expectativa de implementação local já nos próximos anos, o que vai requerer revisão de sistemas, bases de dados, controles e estruturas. Além de novos requerimentos regulatórios, esta publicação traz os principais serviços e soluções oferecidos pela KPMG para dar suporte nesse processo.

Acesse aqui a publicação Implementação do Fundamental Review of the Trading Book no Brasil na íntegra.

()

Este site utiliza cookies para proporcionar a funcionalidade necessária e aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar pelo site, você concorda com a utilização de cookies conforme descrito na declaração de privacidade on-line da KPMG. Você tem o direito de acessar seus dados pessoais para que sejam modificados, corrigidos ou excluídos. Para isso, você deve entrar em contato com privacidade@kpmg.com.br.