Indústria 4.0 acelerada pelo ecossistema de startups
Novo estudo do Distrito apresenta startups da Indústria 4.0.
Indústria 4.0 acelerada pelo ecossistema de startups
Novo estudo do Distrito apresenta startups da Indústria 4.0.
24 de junho de 2021
O ecossistema de startups está acelerando a Indústria 4.0 dentro das corporações. Esse é o caminho no qual convergem, de um lado, a agilidade e a inovação da startup e, de outro, a capacidade de investimento e solidez das grandes corporações.
A digitalização vem transformando a indústria no mundo todo. E para compreender esse processo no Brasil, o estudo Distrito Indústria 4.0 Report 2021 mapeou 447 startups que atuam diretamente no ecossistema industrial, apresentando suas características, desafios e tendências.
Ter a inovação como centro do negócio e a base de serviços na tecnologia foram fatores decisivos para a escolha das startups analisadas. O levantamento caracteriza a Indústria 4.0 pelos pontos: poder computacional, inteligência artificial, interação homem-máquina, manufatura avançada.
As categorias de atuação mais representativas dos negócios mapeados são: Advanced Analytics, Internet das Coisas (IoT) e Energia. As três principais startups de Indústria 4.0 que mais receberam investimento atuam no agronegócio.
O estudo registra um cenário próspero para fusões e aquisições. Foram 12 desde 2017, envolvendo grandes empresas, como a brasileira WEG e a alemã Siemens.
Uma tendência de destaque para a Indústria 4.0 é atuar com a tecnologia a serviço da sustentabilidade. O cenário também é propício para a colaboração entre as startups e indústrias consolidadas de diferentes setores.
Acesse o estudo completo, clique aqui.