Você não tem permissão para ver essa notícia

Empresas familiares: a agenda do Conselho de Administração

Covid-19 e questões ambientais, sociais e de governança (ESG) estão entre os principais temas para 2021/2022

varios cadernos empilhados em cima de uma mesa

28 de junho de 2021


Em meio a uma pandemia que se estende por mais de um ano, o foco na resposta ao legado da Covid-19, sem perder de vista o cenário geral dos negócios, está entre as prioridades da agenda dos Conselhos de Administração das empresas familiares entre 2021 e 2022, de acordo com publicação elaborada pelo ACI Institute em parceria com o Board Leadership Center da KPMG no Brasil.

A análise considera o contexto mundial que inclui, além da pandemia, tensões comerciais e geopolíticas, dificuldades no financiamento e na administração de dívidas, disrupção tecnológica e aumento do risco cibernético. Nesse cenário, as questões ambientais, sociais e de governança (ESG) continuam em destaque, principalmente pela maior exigência dos stakeholders com relação à forma como as empresas estão tratando os riscos e endereçando as oportunidades relacionadas a esses temas. A publicação aponta, ainda, que as organizações continuarão a atuar em um cenário de grande incerteza e de recuperação econômica desigual, mantendo a pressão sobre seus dirigentes em praticamente todas as instâncias da companhia, principalmente aqueles que compõem a Alta Administração.

Prioridades

Além da resposta à Covid-19 e das questões ESG, o material ressalta outros temas primordiais na agenda 2021/2022 das empresas familiares. Um deles é a estruturação de um Conselho de Administração que represente a estratégia da companhia e suas futuras necessidades; outro tópico essencial é a gestão do capital humano e da sucessão do CEO.

Entre as prioridades da agenda, estão, ainda, a segurança cibernética e a privacidade de dados, a qualidade das demonstrações financeiras, e o alinhamento dos planos de resposta e resiliência a crises com a estrutura de gerenciamento de riscos da empresa.

Clique aqui e acesse a publicação Empresas familiares: a agenda do Conselho de Administração 2021/2022.

()