Você não tem permissão para ver essa notícia

KPMG entre as melhores em prêmio global da IBM

Solução de automação foi finalista no IBM Beacon Award 2021.

imagem escrito ibm

15 de junho de 2021


O leitor de contratos cognitivo, uma solução de automação desenvolvida pela área de Lighthouse da KPMG e aplicada no processo de compras do Grupo Edson Queiroz, foi apresentado como case de sucesso para concorrer ao 22º IBM Beacon Award 2021. A tecnologia foi finalista na categoria Outstanding Business Automation Solution, sendo reconhecida como uma das três melhores do mundo.

“Ser uma das três melhores soluções do prêmio global da IBM é um reconhecimento relevante e muito importante para a KPMG. Para ser uma solução de excelência, é necessário ter valor mensurável para o cliente e, como solução para a IBM, que permita resultados expressivos e seja replicável para outros clientes”, destaca Reinaldo Yocida, sócio de Strategic Alliances da KPMG no Brasil.

Ele conta que, para desenvolver a solução aplicada no Grupo Edson Queiroz, a KPMG usou as tecnologias IBM Watson Knowledge Studio, IBM Natural Language Understanding, IBM BPM, Python e Node.JS. “A IBM é uma aliança estratégica para a KPMG global, e o prêmio reflete como nosso trabalho em conjunto está sendo benéfico para todos”, complementa.

Solução replicável

O leitor de contratos é capaz de analisar automaticamente todos os arquivos e documentos enviados e fazer a checagem de aderência às regras ou às regulações da empresa. A solução combina o uso de inteligência artificial cognitiva com automação robótica de processos (RPA) e gerenciamento de processos de negócio (BPM) para promover a validação da conformidade do contrato, gerar folha de resumo, inserir o contrato no sistema jurídico do cliente, criar ordem de compra no ERP e monitorar as métricas.

A implantação da tecnologia trouxe benefícios para o Grupo Edson Queiroz, como a dispensa do preparo das informações para analisar os contratos, ausência de intervenção humana na maior parte do processo, maior dedicação a atividades de valor agregado dos profissionais, que agem no processo em exceções, otimização do tempo de execução, redução de erros e satisfação dos fornecedores e parceiros de negócio.

A solução pode ser implementada em qualquer processo que tenha muitas checagens de arquivos e documentos, deva atender a regras da empresa ou regulações de mercado, necessite de validação de fontes externas (transações e classificações regulatórias), tenha muitas intervenções manuais ou precise de rapidez e agilidade na execução, como checagem e aceitação de clientes e funcionários, contratos de câmbio, reembolsos de planos de saúde, atendimento a clientes e fornecedores e análises de processos legais, para exemplificar.

()