Você não tem permissão para ver essa notícia

Mercados Industriais

Riscos e oportunidades no setor de mineração

Pesquisa da KPMG analisa as expectativas dos CEOs na América do Sul.

20 de maio de 2021
campo de mineração visto de cima

A volatilidade dos preços das commodities e os efeitos econômicos da pandemia são alguns dos riscos analisados pela “Pesquisa Global de Riscos e Oportunidades em Mineração 2021”, realizada pela KPMG com empresas do setor na América do Sul.

A análise busca compreender a visão dos líderes do segmento em relação aos riscos que enfrentam e as estratégias que utilizam para garantir o cumprimento de seus objetivos. Nesta edição, os principais riscos apontados pelos CEOs são:

1 - O risco inerente à volatilidade dos preços internacionais das commodities.
2 - Os efeitos econômicos, sociais e sanitários da pandemia.
3 - A recessão econômica.
4 - Os riscos associados à licença social (e à relação da mineração com as comunidades afetadas).
5 - Acesso ao financiamento.

Mesmo com tantos desafios, 41% dos respondentes estão mais otimistas do que há 12 meses e 72% deles confiam que o setor apresentará crescimento em 2021. Para isso, 59% dos líderes apontam a transformação tecnológica e a inovação como principais estratégias no enfrentamento desses desafios.

Oitenta e três por cento concordam que a estratégia deve ser baseada nos critérios ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG). Essa maioria acredita que o sucesso a longo prazo de uma empresa depende da capacidade de olhar para além do financeiro, considerando os interesses do governo e das comunidades afetadas.

Para conferir a publicação completa, clique aqui.

()

Este site utiliza cookies para proporcionar a funcionalidade necessária e aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar pelo site, você concorda com a utilização de cookies conforme descrito na declaração de privacidade on-line da KPMG. Você tem o direito de acessar seus dados pessoais para que sejam modificados, corrigidos ou excluídos. Para isso, você deve entrar em contato com privacidade@kpmg.com.br.