Você não tem permissão para ver essa notícia

Serviços Financeiros

Fusões e aquisições no setor bancário: impactos da nova realidade

A pandemia de Covid-19 afetou o fluxo de negócios no setor bancário.

12 de maio de 2021
imagem de um horizonte em uma vegetação ao por do sol

As fusões e aquisições globais no setor bancário foram impactadas pela pandemia de Covid-19. O volume dessas operações caiu 26% em 2020, na comparação com 2019, enquanto o valor das transações teve uma queda ainda maior, de 41%, de acordo com o levantamento Global Banking M&A Trends, realizado pela KPMG International.

O estudo revela que Estados Unidos, Índia, China, Itália e Reino Unido se mantêm como os países mais ativos no mercado global. Os negócios bancários nacionais realizados nesses mercados representam quase três quartos das operações de M&A. Dentre os 1.391 negócios fechados em 2020, o principal foi uma transação entre duas empresas estabelecidas na Arábia Saudita, no valor de US$ 15,6 bilhões. Em segundo lugar, ficou uma operação nacional de US$ 11,6 bilhões, no mercado norte-americano.

Resiliência no Brasil

De acordo com a análise da KPMG, o setor de serviços financeiros no Brasil mostrou resiliência frente à pandemia de Covid-19, em 2020, com as fintechs e os bancos digitais alavancando as fusões e aquisições. O open banking, as soluções de pagamento e as de gerenciamento de caixa têm sido os principais impulsionadores do segmento.

Para 2021, há expectativa de que os negócios aumentem com a recuperação dos mercados de capitais e do fluxo de investimentos nas fintechs.

O estudo aponta que a gestão de ativos também será uma oportunidade de investimento com o retorno de players internacionais ao mercado. Já as empresas de Private Equity devem continuar ativas nas fintechs, em soluções digitais e em soluções de pagamento.

Clique aqui para acessar o levantamento Global Banking M&A Trends.

()

Este site utiliza cookies para proporcionar a funcionalidade necessária e aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar pelo site, você concorda com a utilização de cookies conforme descrito na declaração de privacidade on-line da KPMG. Você tem o direito de acessar seus dados pessoais para que sejam modificados, corrigidos ou excluídos. Para isso, você deve entrar em contato com privacidade@kpmg.com.br.