Você não tem permissão para ver essa notícia

Advisory

Riscos de fraudes e golpes

Confira os principais insights do quinto dia do Risk Journey.

21 de abril de 2021
mão apontando para gráficos e imagens de outros gráficos aparecem como ilustração sobre a imagem

Fraudes tecnológicas, comerciais, contratuais e até em doações ou desvio de conduta estão entre os riscos presentes no dia a dia das empresas. O cenário de crise cria um ambiente propício para fraudadores. Por isso, a informação torna-se ainda mais importante.

“O volume de dados aumentou consideravelmente no último ano, e, dentro desse contexto, tivemos um aumento de plataformas digitais. Por isso, vemos um crescimento de operações fraudulentas em diferentes setores, como o de educação, consumo e varejo, farmacêutico e inovação, entre outros”, destacou Emerson Melo, sócio-líder da prática de Forensic da KPMG no Brasil, durante o Risk Journey.

O evento, que aconteceu no dia 19 de abril, abordou o tema Fraudes e Golpes: Riscos Emergentes. Para aprofundar o assunto, Leandro Augusto, sócio-líder de Cyber Security da KPMG no Brasil, apresentou os principais riscos de fraude tecnológica, como o phishing, sites fraudulentos, comprometimento do e-mail corporativo, ataques de ransomware e golpes em aplicativos de celular.

“Para se proteger, é preciso entender o ecossistema em que a empresa está inserida. Cada cenário pode representar ameaças distintas”, afirmou Leandro Augusto.

Entender quais são os possíveis riscos é o primeiro passo para mitigá-los. “O mapeamento é um dos pontos centrais nesse cenário em que vemos riscos emergindo a todo momento. Prevenir, detectar e responder a um risco que ainda não conheço também é importante”, completou Raphael Soré, sócio da área de Risk Advisory Solution, Forensic & Litigation da KPMG no Brasil.

()

Este site utiliza cookies para proporcionar a funcionalidade necessária e aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar pelo site, você concorda com a utilização de cookies conforme descrito na declaração de privacidade on-line da KPMG. Você tem o direito de acessar seus dados pessoais para que sejam modificados, corrigidos ou excluídos. Para isso, você deve entrar em contato com privacidade@kpmg.com.br.