Você não tem permissão para ver essa notícia

Tecnologia, Mídia e Telecomunicações

Maiores times da Europa impactados pela pandemia

Estudo da KPMG analisa desempenho de negociações no futebol.

29 de abril de 2021
ilustração de torcedores de um jogo de futebol

A sustentabilidade financeira do ecossistema do futebol sentiu o impacto da pandemia da Covid-19. A fragilidade que acompanhava o setor esportivo em temporadas anteriores se intensificou, e os desafios para as negociações aumentaram.

Para compreender a dimensão do impacto da pandemia, a quinta edição do relatório The European Champions Report 2021, produzido pela KPMG, analisa e compara os indicadores de desempenho empresarial dos seis times mais importantes para a liga europeia na temporada 2019/2020.

A receita operacional de procedimentos de transferência diminui para todos os times analisados no relatório, são eles: Juventus FC, Paris Saint-Germain FC, FC Porto, FC Bayern München, Liverpool FC e Real Madrid CF. Jogos cancelados e partidas com portas fechadas também impactaram a receita dos times campeões, com exceção do Porto. Já o Real Madrid registrou uma queda de 22%, como o time mais impactado.

“O mundo do futebol não é diferente do mundo dos negócios. E, como tal, as crises são geradoras de oportunidades que, neste caso, permitiram avaliar a resiliência dos modelos de negócio e receitas dos clubes de futebol campeões na temporada passada. Após a pandemia, certamente encontraremos clubes mais resilientes e ajustados à nova realidade”, destaca o sócio-líder de Mídia e Esportes da KPMG no Brasil, Francisco Clemente.

Acesse o estudo completo clicando aqui.

()

Este site utiliza cookies para proporcionar a funcionalidade necessária e aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar pelo site, você concorda com a utilização de cookies conforme descrito na declaração de privacidade on-line da KPMG. Você tem o direito de acessar seus dados pessoais para que sejam modificados, corrigidos ou excluídos. Para isso, você deve entrar em contato com privacidade@kpmg.com.br.