Você não tem permissão para ver essa notícia

Energia e Recursos Naturais

Recursos para a transição energética

Relatório da KPMG aponta que a economia circular pode ajudar na substituição das fontes de energia.

4 de maio de 2021
imagem tem uma ilustração de meio circulo com a borta iluminada como se fosse uma fonte de energia

Para zerar as emissões líquidas no mundo, é preciso fazer a transição das fontes de energia tradicionais para as energias renováveis, um processo que depende do fornecimento de minerais e metais que impulsionam essas tecnologias verdes. Esse é um desafio que pode ser enfrentado com a adoção da economia circular.

A análise consta do relatório Recursos para a transição energética: fazendo o mundo girar, elaborado pela KPMG Impact em conjunto com o Eurasia Group. A KPMG Impact é uma iniciativa das firmas da KPMG, reunindo profissionais e especialistas para apoiar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODSs). Um desses objetivos é zerar as emissões líquidas de carbono.

Ameaças e saídas

O relatório lembra que, apesar de reservas abundantes dos minerais e metais necessários às tecnologias verdes, o acesso a esses recursos tornou-se muito politizado. Além disso, a mineração está sob pressão crescente para se tornar mais sustentável, uma vez que a extração desses materiais exige grande quantidade de energia, podendo causar danos ao meio ambiente. Essas questões ameaçam não só o setor de energia, mas também outros segmentos dependentes de tecnologias verdes.

A saída apontada pelo estudo é a adoção da economia circular. Reutilizar, reciclar e reaproveitar metais e materiais pode contribuir para a garantia de abastecimento e para reduzir o desperdício e as emissões de carbono, minimizando a necessidade de extração. Segundo o relatório, a criação de uma economia de energia circular exige um grande esforço coordenado entre governos, produtores de recursos e empresas que utilizam esses materiais.

Clique aqui para acessar o relatório completo.

()

Este site utiliza cookies para proporcionar a funcionalidade necessária e aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar pelo site, você concorda com a utilização de cookies conforme descrito na declaração de privacidade on-line da KPMG. Você tem o direito de acessar seus dados pessoais para que sejam modificados, corrigidos ou excluídos. Para isso, você deve entrar em contato com privacidade@kpmg.com.br.