Você não tem permissão para ver essa notícia

Iniciativas institucionais

Perfil do Hotline no Brasil

Pesquisa da KPMG mostra que a maioria das empresas disponibiliza canal de denúncias para os públicos interno e externo.

14 de abril de 2021
imagem ilustrativa de um cubo. Cada face do cubo tem uma imagem: um arroba, um telefone e um envelope

O canal de denúncias é considerado fundamental para prevenir, detectar e permitir uma resposta imediata aos riscos que ameaçam os programas de compliance das empresas. A constatação é da pesquisa Perfil do Hotline no Brasil, realizada pela KPMG com 60 organizações de diversos segmentos, das quais 85% já implementaram essa ferramenta.

A grande maioria (93%) acredita que o hotline é um importante suporte para o combate à fraude, à corrupção e a outros desvios de conduta. Para a sua efetividade, a ferramenta deve assegurar um fluxo de comunicação independente, com acesso livre para funcionários, fornecedores, clientes e sociedade, garantindo o anonimato e a confidencialidade dos usuários e dos assuntos relatados.

Ação decisiva

Contar com um canal de denúncias pode ser decisivo para que a empresa aja rapidamente e interrompa processos que poderiam prejudicar sua imagem e seus negócios. Segundo a pesquisa, as empresas que contam com um Hotline detectam fraudes em um tempo médio de 12 meses, enquanto as que não possuem essa ferramenta demoram cerca de 18 meses para identificar um problema.

A maioria (74%) informou que recebe mais de 36 denúncias por ano em suas plataformas de hotline. Quase a metade (48%) afirmou que o tempo médio para a apuração de um relato varia de 11 a 30 dias.

Em sua segunda edição, a pesquisa da KPMG revela que 100% das empresas permitem o recebimento de denúncias anônimas. Mostra, também, que apenas 16% dos denunciantes costumam se identificar. 

O sistema é considerado atenuante em casos de suspeita de fraudes e má conduta, conforme previsto na Lei no 12.846/13, no Decreto no 8.420/15 e nas boas práticas internacionais. Um canal de denúncias bem estruturado pode, também, monitorar riscos relacionados a eventuais desvios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), como vazamento, tratamento ou utilização indevida de dados, servindo ainda para detectar descumprimento de diretrizes ambientais, sociais e de governança (ESG).

Clique aqui para acessar detalhes da pesquisa Perfil do Hotline no Brasil.

()

Este site utiliza cookies para proporcionar a funcionalidade necessária e aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar pelo site, você concorda com a utilização de cookies conforme descrito na declaração de privacidade on-line da KPMG. Você tem o direito de acessar seus dados pessoais para que sejam modificados, corrigidos ou excluídos. Para isso, você deve entrar em contato com privacidade@kpmg.com.br.