Você não tem permissão para ver essa notícia

Consumo e Varejo

O cliente do futuro

Terceira edição do estudo Me, My Life, My Wallet revela tendências entre os consumidores.

6 de abril de 2021
mulher de cabelos cacheados usando óculos sorri e olha para o lado direito enquanto segura uma caneca com as duas mãos

Focar nas necessidades dos clientes será o melhor guia para permanecer relevante. É o que indica a terceira edição do estudo Me, My Life, My Wallet, produzido pelo Centro de Excelência Global Dedicado ao Cliente da KPMG, com dados de mais de 18 mil pessoas de 16 países, regiões e jurisdições.

A partir das percepções dos clientes globais, o estudo revela que 81% dos entrevistados atualmente estão comprando mais online. A tendência gerada pela pandemia alerta para novos riscos e para a importância de basear as decisões estratégicas e de atendimento no conhecimento das preferências dos clientes.

Segundo o estudo, o cliente do futuro começa a surgir. Suas expectativas estão focadas na ética, responsabilidade socioambiental e segurança dos dados. Noventa por cento dos entrevistados estão dispostos a pagar mais por um produto e serviço de varejista ou marca ética e que dê algo de volta à sociedade, enquanto 55% deles classificam a proteção de seus dados como o elemento mais importante.

Nota-se que a transformação é evidente quando clientes mais tradicionais, que não costumavam comprar online, agora escolhem essa opção. No Brasil, o movimento nas lojas físicas caiu 70%. E a maioria dos brasileiros, 94%, pretende continuar comprando online no futuro.

Confira todos os insights no estudo completo. Clique aqui.

Proteção de dados como prioridade

Estar presente nos canais digitais exige atenção para a segurança dos dados dos clientes. As organizações já notam essa exigência e devem se adequar às regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

De acordo com o estudo Me, My Life, My Wallet, a presença digital deve se basear principalmente em segurança, confiança, experiência totalmente positiva, operação logística eficiente e estrutura tecnológica adequada.

()

Este site utiliza cookies para proporcionar a funcionalidade necessária e aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar pelo site, você concorda com a utilização de cookies conforme descrito na declaração de privacidade on-line da KPMG. Você tem o direito de acessar seus dados pessoais para que sejam modificados, corrigidos ou excluídos. Para isso, você deve entrar em contato com privacidade@kpmg.com.br.