Você não tem permissão para ver essa notícia

Inclusão e Diversidade

Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Conheça a data e assista ao vídeo de profissionais da KPMG.

24 de março de 2021

Em 21/03, foi o dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), para relembrar o Massacre de Shaperville, em Johanesburgo, África do Sul, em 1960, quando 69 pessoas foram mortas pelo exército e outras 186 ficaram feridas.

Devido ao Apartheid, muitas leis foram criadas para excluir os negros da sociedade e limitar a livre circulação desse grupo. Naquela ocasião, a criação da Lei do Passe foi o estopim para um protesto pacífico de 20 mil negros.

A norma os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde poderiam transitar na cidade. Durante o protesto, as tropas do exército atiraram contra a multidão a mando do governo daquela época.

Em apoio ao movimento e contra a discriminação e preconceito, a KPMG apoia essa bandeira porque acredita que uma das formas de enfrentamento e combate ao racismo é o fomento de oportunidades para pessoas negras.

E para celebrar a diversidade étnica e de raça da KPMG, alguns profissionais gravaram um vídeo com imagens inspiradoras. Confira:

O que diz a Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial – Artigo I: “Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública”.

Leia também
Dia da Consciência Negra

()

Este site utiliza cookies para proporcionar a funcionalidade necessária e aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar pelo site, você concorda com a utilização de cookies conforme descrito na declaração de privacidade on-line da KPMG. Você tem o direito de acessar seus dados pessoais para que sejam modificados, corrigidos ou excluídos. Para isso, você deve entrar em contato com privacidade@kpmg.com.br.