Você não tem permissão para ver essa notícia

KPMG Live

Imposto de Renda e mobilidade global

Confira o bate-papo com os especialistas no tema durante a 40ª edição do KPMG Live.

23 de março de 2021
franceli, janine, carlos e jean

Em tempos de trabalho virtual, é importante ficar atento para declarar o Imposto de Renda dentro do prazo, seguindo todas as regras da Receita Federal. A dica vale para todos os brasileiros, incluindo aqueles que atuam em outros países, trabalham para empresas internacionais alocados aqui, ou estrangeiros que atuam no Brasil.

As possibilidades de trabalho remoto – ou Work From Anywhere – expandiram os horizontes, e muitos profissionais cogitam residir em outro país. No entanto existem muitas questões burocráticas que devem ser consideradas, sejam elas trabalhistas ou tributárias, como o Imposto de Renda. Para compartilhar insights importantes sobre o tema, o último KPMG Live recebeu Janine Goulart e Carlos Borges, respectivamente, sócia-líder e sócio-diretor de Global Mobility Services da KPMG no Brasil.

A 40ª edição do programa de entrevistas foi ao ar no dia 18 de março, com apresentação de Franceli Jodas, sócia-líder de Power & Utilities da KPMG no Brasil, e Jean Paraskevopoulos, sócio-líder de Clients & Markets da KPMG no Brasil e na América do Sul.

A área de Global Mobility Services oferece uma assessoria fiscal completa para empresas que precisam de processo de mobilidade internacional de seus profissionais e para pessoas físicas detentoras de grandes fortunas. “A declaração de Imposto de Renda no Brasil envolve vários detalhes, como rendimentos, pagamentos, bens, direitos e dívidas, e envolve informações do Brasil e do exterior, o que pode ser um desafio para os estrangeiros. Por isso, esse auxilio é importante”, completa Janine.

O prazo para enviar a declaração do IR 2021 vai até as 23h59 do dia 30 de abril, pelo horário de Brasília. Não há previsão de prorrogação do prazo, como ocorreu no ano passado. As regras de obrigatoriedade não foram alteradas. No entanto Borges explica que existe uma regra adicional para a pessoa física que recebeu o auxílio emergencial no ano passado. “Outras mudanças de destaque são a possibilidade de receber a restituição em contas de pagamento e uma nova forma de declarar criptoativos, como o bitcoin”, informa o sócio.

Durante o programa, os sócios explicam quais são os principais erros ao preencher a declaração e compartilham dicas importantes para concluir o processo em compliance. Confira o bate-papo!

Confiram também:
O canal do KPMG Live no Spotify clicando aqui.

()

Este site utiliza cookies para proporcionar a funcionalidade necessária e aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar pelo site, você concorda com a utilização de cookies conforme descrito na declaração de privacidade on-line da KPMG. Você tem o direito de acessar seus dados pessoais para que sejam modificados, corrigidos ou excluídos. Para isso, você deve entrar em contato com privacidade@kpmg.com.br.