Oportunidades para os bancos de varejo
Colocar a experiência dos clientes no centro dos negócios pode trazer vantagem competitiva
Oportunidades para os bancos de varejo
Colocar a experiência dos clientes no centro dos negócios pode trazer vantagem competitiva
19 de março de 2021
Mudanças no comportamento dos clientes, obstáculos econômicos, intensificação da concorrência, pressões regulatórias e disrupção tecnológica são alguns dos fatores que afetam os bancos de varejo à medida que a indústria se adapta ao impacto da pandemia.
Apesar dos desafios, novas oportunidades surgem para o futuro dos bancos. O relatório Future of Retail Banking, produzido pela KPMG, explora as possibilidades para garantir um posicionamento diferenciado e com vantagem competitiva para as empresas.
O estudo apresenta uma nova visão sobre tendências que não são necessariamente novas, mas foram intensificadas pelas mudanças geradas pela Covid-19. Aponta, por exemplo, a necessidade de colocar a experiência do cliente no centro dos negócios, conectando-os com a empresa de forma diferenciada.
Os investimentos em tecnologias de inteligência artificial e novas soluções para criar essa conexão já estão no radar dos bancos. As fintechs, por exemplo, vêm elevando os padrões ao atender às expectativas dos clientes.
Modelos para o futuro
O estudo detalha três modelos de bancos de varejo que tendem a se destacar nos próximos anos: um modelo universal, um modelo focado em transações e um novo banco “ambiente” que será um agente invisível por meio de dispositivos de IoT (Internet das Coisas) e gateways API (gerenciadores de tarefas).
Acesse o estudo completo e saiba mais aqui.