Você não tem permissão para ver essa notícia

KPMG Live

Oportunidades e desafios na jornada do IPO

Confira como foi o KPMG Live com especialistas em mercado de capitais.

8 de março de 2021
Franceli, Alan, Jean e Rodrigo

As empresas cada vez mais buscam possibilidades de captação de recursos para expandir os negócios e o mercado de capitais começou 2021 aquecido. Somente nos primeiros meses do ano, 15 empresas já abriram o seu capital e listaram suas ações na bolsa B3. Nesse ritmo, o número de IPOs no ano pode ultrapassar o de 2020, quando 28 empresas abriram capital.  

Os IPOs (Ofertas Públicas Iniciais de Ações, do inglês Initial Public Offering) são uma alternativa interessante e estratégica para essa jornada de captação de recursos. “O alto volume de operações no mercado está relacionado às mudanças estruturais recentes que ocorreram no Brasil e no mundo, com queda de juros”, explicou Rodrigo Guedes, managing director de Deal Advisory & Strategy da KPMG no Brasil, durante o último KPMG Live.

O programa de entrevistas realizado ao vivo no dia 4 de março, apresentado por Franceli Jodas, sócia-líder de Power Utilities da KPMG no Brasil e Jean Paraskevopoulos, sócio-líder de Clients & Markets da KPMG no Brasil e na América do Sul, recebeu os convidados Alan Riddell, sócio de Deal Advisory & Strategy da KPMG no Brasil, e Rodrigo Guedes, para debater as oportunidades e os desafios que compõem a jornada do IPO.

A ação de uma empresa de se tornar pública é um processo transformacional que deve ser planejado em longo prazo. Segundo Riddell, ao olhar para a realidade da empresa e seus ideais, é necessário considerar o desenho da melhor operação de captação de recursos.

Entre os passos essenciais para essa jornada de abertura de capital, os especialistas destacam a importância de avaliar o plano de negócio, conhecer as opções de mercado, entender como funciona o processo de precificação e também os termos de governança, processos e controle. Preparar a empresa culturalmente é fundamental, porque será um processo de transformação nos negócios.

Os participantes tambem destacaram durante o programa que, além dessa fonte de captação, as empresas podem contar com outras opções, como empréstimos bancários, mercado de debêntures e private placement.

Assista ao programa completo e confira todos os insights desse bate-papo:

Saiba mais:
A KPMG Business School desenvolveu o curso Post IPO para quem deseja entender as demandas de reporte financeiro de uma empresa de capital aberto. Aulas nos dias 18 e 25 de março. Informações:  https://materiais.kpmgbrasil.com.br/ipo

Confiram também:
O canal do KPMG Live no Spotify clicando aqui.

()

Este site utiliza cookies para proporcionar a funcionalidade necessária e aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar pelo site, você concorda com a utilização de cookies conforme descrito na declaração de privacidade on-line da KPMG. Você tem o direito de acessar seus dados pessoais para que sejam modificados, corrigidos ou excluídos. Para isso, você deve entrar em contato com privacidade@kpmg.com.br.