Você não tem permissão para ver essa notícia

ACI

Empresas familiares mais resilientes

A 4º edição da Pesquisa Retratos de Família traz as principais tendências dos family businesses brasileiros.

4 de março de 2021
parede com um cabide onde estão pendurados chapéu e casacos

As empresas familiares brasileiras não perderam o otimismo diante dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Em um ano de incertezas, distanciamento e mudanças importantes, a resiliência foi fundamental para lidar com as dificuldades.

De acordo com dados da 4ª edição da Pesquisa Retratos de Família, elaborada pela KPMG, em conjunto com o ACI Institute e o Board Leadership Center, as práticas de governança corporativa vêm se destacando cada vez mais entre as famílias empresárias do Brasil.

O levantamento reuniu informações de 197 respondentes de todo o país, distribuídos por 18 estados, sendo 66% membros da família proprietária e 13% integrantes da diretoria. Os dados traçam um perfil das demandas, perspectivas e preocupações das empresas familiares, assim como a evolução de suas práticas de governança.

Considerando os múltiplos impactos da Covid-19, a edição deste ano analisa em que medida os efeitos da pandemia afetaram ou mesmo aceleraram as transformações no negócio, derivadas da disrupção tecnológica ou mesmo das mudanças de geração nas empresas familiares. Com tomada de decisão rápida e flexível, presença de mercado, capacidade empreendedora e atendimento personalizado, os family businesses vêm conseguindo enfrentar esses desafios, ao mesmo tempo em que desenvolvem e estruturam suas práticas de governança corporativa.

Assim como nos anos anteriores, a incerteza política e econômica, a perenidade dos negócios, o processo de sucessão e profissionalização e o alinhamento da governança corporativa com a governança da família são as principais preocupações das empresas familiares.

Acesse o estudo completo e confira todos os insights. Clique aqui.

()

Este site utiliza cookies para proporcionar a funcionalidade necessária e aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar pelo site, você concorda com a utilização de cookies conforme descrito na declaração de privacidade on-line da KPMG. Você tem o direito de acessar seus dados pessoais para que sejam modificados, corrigidos ou excluídos. Para isso, você deve entrar em contato com privacidade@kpmg.com.br.