Você não tem permissão para ver essa notícia

Mercados Industriais

Novos rumos para a manufatura

Pesquisa com CEOs mostra os desdobramentos da pandemia na indústria.

12 de janeiro de 2021
imagem de uma turbina de uma grande máquina

Resiliência, adaptação e mudanças são pontos que guiam o segmento manufatureiro para a nova realidade. E para analisar os próximos passos dessa indústria, a KPMG Internacional lançou o estudo Global Manufacturing Outlook 2020: Covid-19 Special Edition. Trata-se de um recorte da pesquisa CEO Outlook 2020, realizada entre os meses de janeiro e fevereiro, e depois em julho e agosto.

A publicação com foco nos impactos da pandemia consultou 315 CEOs das principais economias globais para entender as respostas à crise e traz aspectos decisivos para auxiliar os gestores a superar os desafios e se preparar para o futuro.

“A indústria já tinha uma qualidade de governança muito boa, mas sempre há espaço de aperfeiçoamento. Em momentos de crise, é natural que você aperte os seus controles para uma revisão mais apurada dos seus processos internos”, avalia Ricardo Bacellar, sócio-líder de Industrial Markets e Automotive da KPMG no Brasil.

Os três principais destaques do estudo são: a importância de reduzir riscos para equilibrar a cadeia de suprimentos, a aceleração da transformação digital com tecnologia e inovação, e a busca por talentos para uma nova realidade de trabalho.

As tendências envolvem mudanças diretamente relacionadas à disrupção digital – 48% dos CEOs afirmaram que a inovação foi acelerada em meses, e o mesmo percentual apontou que esse processo foi acelerado em anos. Tecnologias como 5G, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) podem oferecer vantagens competitivas e maior eficiência para as operações no setor.

As práticas de Environmental, Social and Governance (ESG) também estão entre as preocupações dos CEOs. O elemento “social” cresceu, e 79% dos executivos explicam que as estratégias para enfrentar a pandemia focaram nos profissionais, fornecedores e clientes.

No podcast a seguir, Bacellar apresenta o panorama completo do setor de manufatura, confira:

 

Acesse o estudo completo clicando aqui.

()

Este site utiliza cookies para proporcionar a funcionalidade necessária e aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar pelo site, você concorda com a utilização de cookies conforme descrito na declaração de privacidade on-line da KPMG. Você tem o direito de acessar seus dados pessoais para que sejam modificados, corrigidos ou excluídos. Para isso, você deve entrar em contato com privacidade@kpmg.com.br.