Transparência gera valor
KPMG participa da entrega de prêmios do Troféu Transparência 2020.
Transparência gera valor
KPMG participa da entrega de prêmios do Troféu Transparência 2020.
10 de dezembro de 2020
A transparência deixou de ser um diferencial no mercado para se tornar uma exigência que gera valor para as empresas. E para reforçar esse conceito, o tema “Transparência gera valor” guiou o 24º Troféu Transparência, realizado pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças (ANEFAC) no dia 26 de novembro.
O formato tradicional desta edição de 2020 foi adaptado para atender às necessidades de distanciamento impostas pela pandemia. Com isso, o evento aconteceu de forma online.
O incentivo às práticas transparentes foi o principal foco da premiação. Nesta nova realidade, a transparência será fundamental para construir caminhos e sustentar negócios em longo prazo, assim como perceber as transformações do mercado e buscar gerar valor mesmo com os desafios.
“Esta premiação representa um reconhecimento público do compromisso das empresas ganhadoras em prover transparência ao mercado de capitais, através do incentivo a divulgações de demonstrações financeiras de forma clara e tempestiva”, explica Jean Paraskevopoulos, sócio-líder de Clients & Markets da KPMG no Brasil.
A KPMG acredita na importância da prática, auxilia empresas a construir negócios cada vez mais transparentes e apoia a premiação. “A iniciativa promovida pela ANEFAC está diretamente relacionada ao nosso propósito de inspirar confiança e empoderar a mudança”, destaca o sócio. Além de ser uma das patrocinadoras oficiais do Troféu Transparência 2020, a KPMG participou da entrega dos prêmios nesta edição.
Conheça as empresas premiadas na 24ª edição do Troféu Transparência:
Empresas com receita líquida até R$ 8 bilhões
- AES Tietê
- Algar Telecom
- B2W
- B3
- Biosev
- Hering
- Grupo Fleury
- ISA CTEEP
- M. Dias Branco
- Mahle
- Marcopolo
- Randon*
- Riachuelo Guararapes
- Sanepar
- SLC Agrícola
Empresas com receita líquida acima de R$ 8 bilhões
- CEMIG
- EDP
- Embraer
- Engie
- Petrobras
- RD Raia Drogasil*
- Renner*
- SABESP
- Vale
- Vivo
*Prêmios entregues pela KPMG.
Critérios de seleção
As empresas mais transparentes do Brasil foram escolhidas entre mais de 2 mil demonstrações financeiras analisadas. A seleção é realizada pelos alunos dos cursos de mestrado e doutorado da FEA/USP/FIPECAFI, que analisam requisitos técnicos para cada categoria.
Os critérios para a análise são: a qualidade e o grau das informações contidas nas demonstrações e notas explicativas, a transparência das informações prestadas, a qualidade e consistência do relatório de administração e a aderência aos princípios contábeis no exercício de 2019.
Criado em 1997, o Troféu Transparência reconhece as companhias que possuem as melhores práticas de transparência em informações contábeis, publicadas em suas demonstrações financeiras.
ANEFAC
Além do prêmio Troféu Transparência, a ANEFAC é responsável por promover o desenvolvimento dos profissionais das áreas de finanças, administração e contabilidade. A associação também cria ambientes de debate para troca de experiência, reconhece os executivos de destaque e incentiva a pesquisa e atualização constante.