Você não tem permissão para ver essa notícia

Private Enterprise

Startups em expansão

Guia traz passo a passo para impulsionar estratégias de negócio.

4 de dezembro de 2020

Com os avanços tecnológicos, os empreendedores passaram a transformar novas ideias em soluções rentáveis com menos recursos e custos operacionais reduzidos, e estão cada vez mais preparados para reinventar a sociedade com suas novas soluções. “As startups aceleraram o ciclo de inovação e vêm transformando todos os setores de forma criativa e disruptiva”, afirma Robson Del Fiol, sócio-líder de Emerging Giants e estrategista de Marketing Digital da KPMG no Brasil.

Mas, nesse caminho de empreendedorismo, podem surgir desafios consideráveis para o desenvolvimento dos negócios, como o levantamento de capital, busca de talentos, clientes e cumprimento de obrigações legais, entre outros. E foi pensando em auxiliar empreendedores brasileiros nessa tarefa que a KPMG produziu o guia de estruturação para startups: Emerging Giants Success Guide 1.0.

A publicação esclarece pontos que os empreendedores devem observar ao definir a estratégia de negócios para uma startup. Confira os principais deles destacados na publicação:

Desenvolvendo a argumentação
A apresentação dos argumentos de uma ideia ou empresa, também chamada de pitch, é fundamental para transmitir as informações essenciais de um negócio de forma direta. Ter uma apresentação bem definida é um passo importante para despertar o interesse de potenciais investidores, levantar capital, estabelecer parcerias e atrair talentos.

Estrutura jurídica
Existem diferentes tipos de estruturas jurídicas que oferecem vantagens ou desvantagens para empresas em fase de crescimento. Essa escolha definirá a base para o crescimento e eficácia operacional da empresa, e poderá limitar a responsabilidade dos investidores e empreendedores. Trata-se de uma decisão importante, que deve considerar os desafios dos negócios e a possibilidade de contar com assessoria jurídica, financeira e tributária para ter acesso às melhores opções.

Construindo a marca
A marca conecta a empresa com o emocional dos clientes, investidores e mercado, e é essencial para a reputação dos negócios. Para construir uma marca, é preciso ter planejamento de comunicação para entender o melhor caminho e moldar as percepções de todos os envolvidos com a startup.

Explore o ecossistema
Os ecossistemas de startups se encontram nos centros de inovação ao redor do mundo. O Vale do Silício segue como um exemplo de epicentro relevante para as grandes inovações, startups e empresas de tecnologia. As capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis, estão conquistando espaço no mercado de inovação, e cada ecossistema formado nas cidades oferece redes de apoio aos novos empreendedores.

Fazendo negócios globalmente
O avanço tecnológico conecta cada vez mais o mercado internacional e abre portas para startups que buscam operações globais. É importante avaliar as vantagens para os negócios, conhecer as opções, esclarecer dúvidas e definir a melhor abordagem de mercados internacionais com potenciais investidores.

Governança corporativa
Considerar a adoção de estruturas e práticas de governança corporativa como estratégia inicial em um negócio é fundamental para o valor organizacional. As práticas atuarão como um suporte para o crescimento sustentável nos negócios, preparando a empresa para oportunidades de longo prazo.

Esses e outros tópicos estão detalhados no guia Emerging Giants Success Guide 1.0. Clique aqui para acessar a publicação na íntegra.

Assista, também, ao vídeo de apresentação da área Emerging Giants e saiba como a KPMG pode ajudar:

 

()

Este site utiliza cookies para proporcionar a funcionalidade necessária e aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar pelo site, você concorda com a utilização de cookies conforme descrito na declaração de privacidade on-line da KPMG. Você tem o direito de acessar seus dados pessoais para que sejam modificados, corrigidos ou excluídos. Para isso, você deve entrar em contato com privacidade@kpmg.com.br.