Nova realidade para o comitê de auditoria
Membros do ACI Institute destacam os temas que serão essenciais no período pós-pandemia.
Nova realidade para o comitê de auditoria
Membros do ACI Institute destacam os temas que serão essenciais no período pós-pandemia.
27 de outubro de 2020
Em meio ao cenário de incertezas gerado pelos reflexos da crise da Covid-19, todos os setores do mercado e áreas que compõem uma empresa precisaram rever prioridades. Não foi diferente com os comitês de auditoria.
Identificar essas prioridades para os negócios tornou-se uma tarefa desafiadora. A volatilidade da economia, a alta demanda dos investidores por transparência e as dúvidas sobre o futuro do modelo de negócios passaram a fazer parte do dia a dia das decisões dos comitês de auditoria.
Para enfrentar os desafios dessa nova conjuntura, o ACI Institute no Brasil, com o auxílio de seus membros que atuam em comitês de auditoria, elencou sete assuntos prioritários para a agenda desse órgão no período pós-pandemia. Com base em pesquisas e interações entre os membros dos comitês, os temas foram detalhados na publicação A agenda do comitê de auditoria pós-Covid-19.
Conheça os sete assuntos prioritários:
1 - Manter o controle da agenda do comitê de auditoria.
2 - Assegurar a qualidade e manter uma comunicação efetiva com a auditoria independente.
3 - Assegurar o reconhecimento dos efeitos da pandemia nas demonstrações financeiras e outras informações financeiras divulgadas.
4 - Redobrar o foco em ética e conduta, no compliance e no canal de denúncias.
5 - Entender o impacto da tecnologia sobre o negócio, a efetividade das operações e o gerenciamento de talentos da organização.
6 – Verificar o endereçamento dado pela empresa às questões de ESG (Environmental, Social & Governance).
7 - Garantir o alinhamento entre as atividades da auditoria interna e o gerenciamento de riscos.
O material descreve as atribuições de cada assunto da agenda dos comitês de auditoria. Para conferir os insights, clique aqui.