O que diz o CEO Outlook 2020
Um retrato dos desafios e tendências do mercado antes e durante a pandemia.
O que diz o CEO Outlook 2020
Um retrato dos desafios e tendências do mercado antes e durante a pandemia.
15 de setembro de 2020
O tradicional estudo CEO Outlook da KPMG sempre foi um importante termômetro das tendências e desafios do mercado na visão de CEOs de todo o mundo. Mas, diante de um cenário adverso, forjado em meio à pandemia da Covid-19, essa pesquisa torna-se ainda mais relevante.
O estudo, que havia sido realizado no início do ano, foi atualizado com uma nova rodada de pesquisa nos meses de julho e agosto, para avaliar os impactos do novo coronavírus nos negócios.
A edição de 2020 foi realizada em países prioritários como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Índia, Japão, Canadá, França, China, Austrália, Itália e Espanha. Foram entrevistados 1.300 CEOs destas que são consideradas as principais economias do mundo. Além disso, foram entrevistados também 50 CEOs brasileiros e 270 CEOs da América do Sul. Para o capítulo dedicado aos impactos da Covid-19, foram entrevistados mais 315 CEOs globais, 15 brasileiros e 80 sul-americanos. Isso nos permitiu produzir um recorte brasileiro e sul-americano do estudo.
Os estudos trazem questões usuais como cadeia de suprimentos, retenção de talentos, fatores operacionais e regulatórios. A pesquisa também mostrou que duas questões ganharam destaque na agenda dos CEOs: a transformação digital e os temas relacionados a ESG, sigla em inglês para meio ambiente, questões sociais e governança (Environmental, Social and Governance).
O CEO Outlook aponta, ainda, que novas dinâmicas passaram a reger o mundo dos negócios, com destaque para o aumento dos investimentos em Inovação, Força de Trabalho e Desenvolvimento de Habilidades e Capacidades.
No vídeo a seguir, você acompanha importantes conclusões do estudo no cenário brasileiro com Charles Krieck, presidente da KPMG no Brasil e na América do Sul. Confira:
Clique aqui para ter acesso às edições 2020 do CEO Outlook Brasil, CEO Outlook América do Sul e CEO Outlook Global.