Você não tem permissão para ver essa notícia

Publicações

Gerenciamento de riscos na nova realidade

ACI Institute mapeou os principais fatores de risco das empresas abertas.

3 de setembro de 2020
imagem de um estrada sem carros passando

A vulnerabilidade tornou-se ponto de atenção para as empresas nos últimos anos. Dentre os riscos que podem impactar os negócios, existem aqueles de baixa probabilidade, como foi o caso da pandemia da Covid-19. Em poucos meses, uma ameaça sem precedentes transformou o cenário social e econômico. As organizações não estavam preparadas antecipadamente, e a agilidade de resposta foi fator decisivo para lidar com a crise.

A 5ª edição do estudo “Gerenciamento de Riscos”, realizada pelo ACI Institute Brasil e o Board Leadership Center, mapeou os principais fatores de risco divulgados pelas empresas abertas brasileiras e pode ser um guia para discussões sobre o tema, especialmente no momento atual.

Com a análise de dados de 218 empresas de 10 setores de atuação, o estudo considerou 4.586 fatores de risco dentre os reportados pelas organizações, classificados em 53 categorias. A partir da frequência com que os riscos foram citados, em percentual e número de empresas que os citaram, a pesquisa construiu um ranking.

Os riscos que estão no topo da lista de mais citados são: condições econômicas e de mercado, riscos regulatórios, riscos aos acionistas, riscos operacionais e riscos financeiros e de caixa.

Com essas informações, o estudo traz os fatores de riscos divididos por setor de atuação. Mapear as informações é fundamental para mitigar os efeitos dos riscos e, mais do que nunca, rever os procedimentos de resposta para fortalecer os negócios.

Acesse o estudo completo clicando aqui

()

Este site utiliza cookies para proporcionar a funcionalidade necessária e aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar pelo site, você concorda com a utilização de cookies conforme descrito na declaração de privacidade on-line da KPMG. Você tem o direito de acessar seus dados pessoais para que sejam modificados, corrigidos ou excluídos. Para isso, você deve entrar em contato com privacidade@kpmg.com.br.