Como tornar o transporte de carga mais eficiente
Combinação de modais é defendida por executivos do setor automotivo.
Como tornar o transporte de carga mais eficiente
Combinação de modais é defendida por executivos do setor automotivo.
04 de novembro de 2019
O transporte de carga no Brasil, feito basicamente por rodovias, precisa ser repensado, com a recuperação da malha ferroviária e a oferta de alternativas por rio ou por mar, segundo executivos da indústria ouvidos no capítulo brasileiro da Global Automotive Executive Survey (GAES), realizada pela KPMG no Brasil junto com a AutoData Editora.
A pesquisa ouviu os executivos sobre a infraestrutura do país. Eles defenderam um sistema multimodal de transporte de carga, o que não significa substituir os caminhões, mas, sim, complementar os percursos com outras alternativas, tornando o processo mais eficiente e reduzindo custos. De acordo com a pesquisa, o instrumento para viabilizar os investimentos em novas opções de transporte são as PPPs – parcerias público-privadas.
O capítulo brasileiro da GAES abordou, também, o custo da mão de obra e a geração de empregos. A indústria considera que as iniciativas tomadas pelo governo não resolvem essas questões. A pesquisa coletou as respostas, via internet, de 256 executivos de diferentes elos da cadeia automotiva e 1.004 consumidores residentes em todas as regiões do Brasil.
Neste podcast, Ricardo Bacellar, líder do setor Automotivo da KPMG no Brasil, e Márcio Stéfani, diretor da AutoData Editora, detalham os resultados da pesquisa, explicando como o momento atual da economia se refletiu nas respostas dos participantes. Confira: