Você não tem permissão para ver essa notícia

Mercados Industriais

Como tornar a indústria automotiva mais competitiva

Executivos e consumidores apontam fatores que impactam o ambiente de negócios.

15 de outubro de 2019
gaes 4

A alta carga tributária, a elevada taxa de desemprego, a necessidade de diversificar os mercados de exportação e o equilíbrio no câmbio são algumas das questões que afetam a competitividade da indústria automotiva, como revela o capítulo brasileiro da Global Automotive Executive Survey, realizada pela KPMG no Brasil junto com a AutoData Editora.

A pesquisa coletou as respostas de 256 executivos de diferentes elos da cadeia automotiva e 1.004 consumidores residentes em todas as regiões do Brasil. De um lado, 44% dos executivos apontaram o peso dos impostos como um dos fatores que dificultam a expansão das vendas. Do lado dos consumidores, mais de 20% colocaram a reforma tributária como prioridade.

O Mercosul aparece com 65% de relevância na pesquisa, enquanto os acordos bilaterais com outros blocos econômicos têm 62%, indicando que faz parte da estratégia da indústria a diversificação dos mercados para exportação.

Neste podcast, Ricardo Bacellar, líder do setor Automotivo da KPMG no Brasil, e Márcio Stéfani, diretor da AutoData Editora, analisam os resultados da pesquisa, destacando o que pode ser feito para iniciar um novo ciclo de desenvolvimento da indústria automotiva no Brasil.

Homem de social, cabelo grisalho, olhando para frente
Ricardo Bacellar
Márcio Stéfani

Para reforçar a importância da reforma tributária, citam uma entrevista de Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, em que ele diz: “ou o Brasil acaba com os tributos, ou os tributos acabam com o Brasil”.

Nenhum ()

Este site utiliza cookies para proporcionar a funcionalidade necessária e aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar pelo site, você concorda com a utilização de cookies conforme descrito na declaração de privacidade on-line da KPMG. Você tem o direito de acessar seus dados pessoais para que sejam modificados, corrigidos ou excluídos. Para isso, você deve entrar em contato com privacidade@kpmg.com.br.