Mapeamento das startups gaúchas
Líderes da KPMG, Distrito e Leap conversam sobre os resultados do estudo GaúchoTech. Ouça!
Mapeamento das startups gaúchas
Líderes da KPMG, Distrito e Leap conversam sobre os resultados do estudo GaúchoTech. Ouça!
17 de setembro de 2019
Qual é o perfil dos fundadores das startups do Rio Grande do Sul? Em quais segmentos a inovação está mais presente? As AgTechs estão ganhando espaço na região?
Essas e diversas outras questões são apresentadas no novo estudo Gaúcho Tech Mining Report, realizado pela plataforma de inovação Distrito com apoio da KPMG no Brasil.
O estudo selecionou 422 startups, de 26 categorias, para mapear o ecossistema da região. Dentre elas, 57 são AdTechs, startups voltadas para as áreas de marketing, mídia e publicidade, somando a maioria das empresas. Em segundo e terceiro lugar, com muito destaque, encontram-se as startups de TI e HealthTech.
Outro segmento importante para o Rio Grande do Sul é o AgTech: 5,9% das startups mapeadas desenvolvem soluções para a agropecuária no estado. A tendência é que as iniciativas para o setor se expandam cada vez mais, refletindo-se na economia local e também nacional.
E para compartilhar os principais insights da publicação, o sócio-líder de Transformação Digital da KPMG no Brasil, Oliver Cunningham (na foto, à dir.), conduziu um podcast com a participação do sócio da Distrito, Gustavo Gerum (à esq.), e o sócio da Leap (o ecossistema de startups formado pela KPMG e a Distrito), Robson del Fiol (ao centro).
Neste bate-papo, Cunningham convida os sócios a desconstruir alguns mitos sobre as startups – por exemplo, o de que seus fundadores são jovens gênios recém-formados. O estudo revelou que mais de 74% dos líderes de startups têm entre 26 e 45 anos.
Saiba mais sobre essa e outras curiosidades no podcast a seguir:
Para conferir o estudo, clique aqui.