Você não tem permissão para ver essa notícia

Edição 45

5G transformará definitivamente os negócios - Edição 45

31 de janeiro de 2019
Imagem ilustra um cadeado em linhas azuis

Mas há ainda uma ressalva por parte do mercado: seria o 5G uma verdadeira revolução na comunicação humana? A resposta, sem dúvida, é sim. Mas é preciso enxergar o 5G para além do que foi a chegada das redes anteriores. Não é válido tomar como base para esta tecnologia o avanço trazido a partir da chegada do 4G.

É importante ressaltar que o grande passo a ser dado com o surgimento do 5G não está no aumento da velocidade de banda larga, mas na possibilidade de conexão dos mais diversos dispositivos nesta rede e aprofundamento do compartilhamento de ideias e experiências.

A inovação dessa forma de conexão está na capacidade de colocar a comunicação em um patamar muito maior de integração. É um processo de revolução na conectividade humana, aproximando não só pessoas, mas transformando cidades em organismos ainda mais complexos e amplos.

marcelo ribeiro é sócio diretor de regulção em telecomunicações da kpmg no brasil

A chegada do 5G abre uma nova porta em que as empresas de telecomunicações poderão, por exemplo, monetizar sobre a intensa relação de emoções e pensamentos humanos com o uso da tecnologia e inteligência artificial. Carros, por exemplo, poderão ler emoções das pessoas e responder da forma mais adequada possível, o que levará as empresas a terem mais dados disponíveis para explorar, analisar e monetizar.

Para triunfar nesse mercado da tecnologia 5G, é imprescindível investir sabendo que este é um marco significativo da comunicação. Desse modo, é essencial compreender o poder e o potencial desta nova rede na expectativa de impulsionar a humanidade para uma nova jornada de conectividade.

É importante também que as empresas estejam atentas para entender como será essa transição estrutural entre as redes, tomando as medidas necessárias para alcançarem vantagem competitiva. É preciso, ainda, que elas sejam protagonistas nessa transformação para não serem simplesmente engolidas por outros empreendedores do setor.

A humanidade entra em uma nova era da comunicação, sendo essencial estarmos atentos às novas demandas para sobrevivermos neste mercado em constante transformação. Este é o exato momento de enxergarmos um novo cenário e investirmos nessa nova etapa em que, mais do que nunca, tudo estará cada vez mais conectado.

Nenhum ()

Este site utiliza cookies para proporcionar a funcionalidade necessária e aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar pelo site, você concorda com a utilização de cookies conforme descrito na declaração de privacidade on-line da KPMG. Você tem o direito de acessar seus dados pessoais para que sejam modificados, corrigidos ou excluídos. Para isso, você deve entrar em contato com privacidade@kpmg.com.br.