Você não tem permissão para ver essa notícia

O futuro do agro e o papel da governança nos agentes

KPMG Live debateu a importância de ESG nos planos de sucessão do agronegócio.

kpmg live

02 de maio de 2022


Na última quinta, dia 28/04, ocorreu a 62ª edição do programa KPMG Live. Com o tema “O futuro do agronegócio e o papel da governança”, o debate contou com a presença de Giovana Araújo, sócia-lider de Agronegócio da KPMG no Brasil, Pedro Melo, diretor-geral do IBGC, e Luiz Martha, gerente de Pesquisa e Conteúdo do IBGC.  

Resiliência, agilidade e inovação: segundo a sócia-líder de Agronegócio da KPMG no Brasil Giovana Araújo, esse seria o caminho para o agro brasileiro manter a sua agenda de crescimento, evoluindo na mesma perspectiva da agenda climática global e enfrentando o cenário de instabilidade geopolítica, que tem impactado a cadeia de suprimentos do setor.

Esses e outros temas foram discutidos na pesquisa Governança no Agronegócio: percepções, estruturas e aspectos ESG nos empreendimentos rurais brasileiros, realizada pela KPMG em conjunto com o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), cujos insights foram debatidos durante a Live.

Como não poderia ser diferente, o tema de governança tomou conta do debate. Entre os participantes, prevaleceu um consenso de que o agronegócio vem evoluindo bastante, tanto na gestão de riscos como no plano de sucessão, mas que este é um setor com um nível de maturidade corporativa crescente e que ainda existem espaços para evolução.

Neste ponto, o IBGC demonstrou que está atento às questões setoriais, com a criação de comissões temáticas, incluindo a participação de especialistas setoriais que têm contribuído com a identificação dos desafios e a tradução da linguagem corporativa para todos os níveis de gestão. A Live também contou com a participação digital de Patricia Bueno, founder e CEO da EasyHub, que enfatizou a importância da articulação entre KPMG e IBGC para o amadurecimento da governança. Ela trouxe uma visão importante sobre a pulverização do volume de players do setor.

Para conferir todos os insights, assista à edição completa deste KPMG Live! E clique aqui para acessar a Pesquisa KPMG e IBGC sobre governança no agronegócio.

()